ALPB celebra 30 anos da Abacrim em sessão especial

  A Assembleia Legislativa  da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (30), para celebrar os 30 anos de fundação Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim). O evento, proposto pela deputada Camila Toscano, aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu alguns dos mais renomados profissionais do Direito da Paraíba, representantes da entidade em outros estados, além de advogados, advogadas e estudantes do Direito de todo o estado.

Sobre a homenagem, a deputada Camila Toscado destacou a atuação da entidade em temas importantes de interesse do país. “Celebrar 30 anos de história é um marco para a Abracrim. Através do tempo e da caminhada, com muitas ações, cooperação e união entre os seus associados, a missão sempre foi o do seu constante aperfeiçoamento institucional com o firme compromisso com a ordem constitucional, com o respeito às instituições democráticas e com a intransigente defesa das prerrogativas da advocacia criminal, fortalecendo, dessa forma, a administração do sistema de justiça como garantia para a sociedade”, disse.

“É uma honra ter um paraibano presidindo uma entidade tão importante e ter uma mulher no comando dela no nosso estado. E isto me motivou muito a fazer essa sessão para comemorar esses 30 anos. É uma categoria que tem o meu respeito. Os advogados têm o meu respeito. Eu sou advogada, estou deputada. Então, fico feliz e honrada em poder realizar esse momento, para que a sociedade também dê uma olhada na importância da atuação deles em todos os momentos. É nos momentos mais difíceis que as pessoas que precisam da justiça recorrem aos advogados – no caso aqui, dos advogados criminalistas. Então, acredito que é um momento importante para essa Casa”, acrescentou a deputada.

O advogado Sheyner Yasbeck Asfóra, presidente nacional da entidade, ressaltou a importância de estar comemorando os 30 anos de entidade no seu estado natal. “Eu já participei de várias solenidades em todos os legislativos do país, mas aqui na Assembleia Legislativa da Paraíba é muito especial, é a minha terra, a minha Paraíba. Então, a emoção é diferente, de estarmos celebrando aqui essas três décadas de associação, juntamente com os amigos, com as amigas advogadas e advogadas criminalistas da minha Paraíba. Então, fico muito honrado, muito emocionado com todas essas homenagens. E quero aqui registrar o nosso agradecimento ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, e também à deputada Camila Toscano, que é a autora da propositura para a realização dessa sessão especial em celebração, em homenagem aos 30 anos da Abracrim”, declarou.

A advogada Natália Lopes Alves, primeira mulher a presidir a Abracrim, na Paraíba, ressaltou a importância da entidade no combate a todas as arbitrariedades que todos enfrentam no dia a dia. “É muito bom estar celebrando aqui nesse momento: os 30 anos de existência dessa associação, que é tão ativa em prol da advocacia, em prol dos direitos constitucionais, dos direitos processuais penais. Então, é uma instituição que, acima de tudo, defende o direito de defesa. Isso é muito importante em uma sociedade que entende os seus limites, que entende as suas necessidades e que entende que nós precisamos da liberdade. Enquanto nós cuidarmos e resguardarmos o direito à liberdade e as nossas instituições – assim como a OAB, assim como a Abracrim – nós estamos fortes, nós somos fortes. A partir do momento que a gente perder a capacidade de defender o direito de defesa, estaremos em um estado de exceção. E é o que nós não queremos e contra o quê nós lutamos diariamente, para que possamos, aonde quer que estejamos, defender esse direito”, frisou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harison Targino, disse que a Abracrim é uma entidade importantíssima na aglutinação da advocacia criminal. “É uma entidade que realiza eventos, propicia interações entre os advogados criminalistas de todo o Brasil. E nós, na Paraíba, temos a vaidade de termos, o presidente nacional da Abracrim como um paraibano; o nosso colega advogado, Sheyner Asfóra, que tão bem representa a Paraíba, que tão bem nos representa, presidindo uma das maiores entidades de advocacia que o Brasil tem. Por isso, nós reitiramos a parceria de sempre. A OAB, que é a instituição-mãe de todas as outras instituições, se sente muito feliz em participar da comemoração dos 30 anos e prestigiar a comemoração e parabenizar a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba pela disposição de abrir suas portas para com a sociedade poder festejar essa área específica de atuação profissional da advocacia, tão importante para a defesa da liberdade”, disse.

O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, na oportunidade representando o governador João Azevedo, destacou a homenagem à advocacia criminal, que é uma advocacia extremamente importante para a manutenção, inclusive, do Estado democrático de direito. “A advocacia criminal é aquela que defende a liberdade das pessoas. É aquela que é necessária, às vezes até mal compreendida, mas todo mundo precisa ter o seu direito de defesa. E a advocacia criminal é essa garantia. E, segundo, por ter a frente de uma entidade nacional, um paraibano, o Dr. Sheyner Asfóra, um advogado reconhecido na Paraíba e no Brasil. É uma data de dupla comemoração para a advocacia criminal da Paraíba e para a advocacia de uma maneira geral”, finalizou.

 Também prestigiaram o evento, o advogado criminalista Félix Araújo Filho, presidente de honra da Abracrim-PB; e as advogadas Adriana Abreu, presidente da Abracrim na Bahia e Elizabeth Guimarães, presidente da Abracrim Pernambuco.

HISTÓRIA DA ABACRIM

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) foi fundada em Curitiba no dia 17 de setembro de 1993 por ocasião do “ I Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas”. O evento foi registrado integralmente pela Editora Revista dos Tribunais, no livro “Os Criminalistas – Anais do Primeiro Encontro Brasileiro”. Nasceu a ABRACRIM da deliberação dos presidentes de oito associações estaduais do Paraná (que sediou o evento), São Paulo, Sergipe, Santa Catarina, Piauí, Espírito Santo, Pará, e Rio Grande do Sul. Presentes naquele histórico evento estavam 630 advogados de todas as regiões do Brasil (catalogados nominalmente nos “Anais do 1º Encontro – RT) e como palestrantes magnos: José Roberto Batochio (Presidente do Conselho Federal da OAB), Evaristo de Moraes Filho, René Ariel Dotti, José Carlos Dias, Paulo Ramalho, Márcio Thomaz Bastos, Francisco Accyoli Neto (Presidente – OAB PR) e Luis Flávio Borges D’Urso. (Fonte: Abacrim – www.abracrim.adv.br)

Postar um comentário

0 Comentários